pes.jpg
cd.jpg

Projeto Aluno Mentor

  Um aluno mentor pode ser qualquer pessoa que tenha vontade de participar, que tenha vontade de ajudar alunos mais novos a desenvolver as suas capacidades, não tendo obrigatoriamente que ser excelente em todas as disciplinas.

   Um aluno que apresente dificuldades, notas baixas, pode ser facilmente ajudado encontrando um explicador, por exemplo. No entanto, este projeto pretende fazer um pouco o trabalho de um explicador, mas não só. O cerne deste projeto prende-se maioritariamente com a tentativa de o mentor perceber o que é que impede aquele  aluno de ter sucesso, ou seja, as sessões que fazemos têm duas facetas, a primeira tentar que os alunos entendam a matéria, a outra conversar com eles e tentar ajudá-los noutro tipo de dificuldades que eles tenham, pois o facto de termos uma idade próxima da deles faz com que, por vezes, estes se abram mais facilmente.

   Mas, passando agora a termos mais práticos, um aluno mentor deve procurar sempre conhecer o adolescente com quem trabalha. Deve entender as suas preferências, os seus passatempos, o seu plano de estudo, entre outros, com o objetivo de desenvolver técnicas criativas de forma a cativá-lo. Quão mais cativado ele/a estiver, mais fácil serão as  sessões para ambos. E não é preciso ir muito longe, apenas usar exemplos ao explicar a matéria ligados aquilo que ele/a gosta tornando mais simples a captação do foco e do interesse do aluno. Isto requer paciência e vontade por parte do mentor, sendo estas, duas qualidades essenciais neste projeto.

  Por fim, um pequeno parágrafo relativo ao desenvolvimento de ambos. O mentor desenvolverá a sua comunicação tal como o aluno a quem está a ajudar. A comunicação é essencial na vida e um projeto que pratica esta competência de forma contínua, será sempre uma mais valia. Para o mentor trata-se de aprender a ajudar outras pessoas, a entendê-las e a perceber que nem tudo é o que aparenta ser. Desenvolve-se ainda, a confiança mútua, sendo esta também um pilar importante do projeto, uma vez que mentor e mentorado necessitam de confiar um no outro. Para terminar, é um projeto que nos põe à prova, pois, por vezes, temos que mudar a forma como abordamos determinados assuntos mais do que uma vez, para tentar chegar mais facilmente ao aluno.

  Em suma, este projeto procura ajudar alunos com mais dificuldades, emparelhando-os com alunos mais velhos e dispostos a ajudá-los, podendo com eles partilhar as suas fragilidades e trabalhar. É um projeto que desenvolve a criatividade e a comunicação e promove acima de tudo a solideriadade, pois, vivemos num mundo indivualista que necessita de mudança.

 

Diana Lopes, 12ºD